quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Autólise é uma obra de arte aberta



Após a estréia na sexta-feira passada, 22, Autólise segue em cartaz até 7 de novembro as sextas, sábados e domingos, sempre às 20h. 


Autólise é antes de tudo e, sobretudo, uma galeria de arte aberta ao público e em constante processo de criação. Na estréia o público pôde conferir as performances do artista Thiago Enoque e a relação com os espaços tomados por instalações artísticas vivas. Sons, imagens, texturas e movimentos criam o ambiente de Autólise que provoca o expectador a pensar onde começa e onde termina a arte, ou mesmo se algo não é arte. 



O dançarino Thiago Enoque começa sua performance de maneira inusitada, entrando e saindo de um estado de transe que deixa o público perplexo. As performances acontecem em diferentes cantos da casa e envolvem o público de diferentes maneiras, desde o diálogo a participação direta e indireta. O diálogo franco é um elemento forte na apresentação, na qual o artista está em cena ao mesmo tempo em que parece não estar. "Algo que sempre me instigou muito na performance é o nível de ousadia que ela nos permite", afirma Enoque durante a apresentação.

O corpo é colocado como expressão singular do indivíduo. Diferentes perspectivas são colocadas: o corpo como objeto de desejo e o mesmo corpo como coisa viva e desprezível. O espetáculo é um crescente de movimentos e energia e termina em seu ápice, no momento de maior participação do público e total entrega do artista. 
Sarah Corral

Nenhum comentário:

Postar um comentário